A Cidade sofre com a seca e o Açude já não contém água suficiente para a População.
No quarto Projeto com o apoio da Junta Missionária de Pinheiros escolhemos a frente da Capela da Primeira Igreja Batista na cidade para a instalação da Caixa d’Água comunitária. Agora, além de dezenas de famílias asssistidas a Igreja também conta com Água encanada após mais de quatro anos sem algo tão essencial.
Maturéia situa-se no Polígono das Secas. Possui clima quente úmido com chuvas de verão e outono. Segundo a divisão do Estado Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui clima tropical de seca acentuada com 7 a 8 meses secos. A pluviometria média anual é de 746mm com 79% deste total concentrando-se em 04 meses (FMAM). A vegetação é do tipo Matas Serranas. Devido à altitude a temperatura média anual é de 24 a 25C. Maturéia situa-se no Polígono das Secas. Possui clima quente úmido com chuvas de verão e outono. Segundo a divisão do Estado Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui clima tropical de seca acentuada com 7 a 8 meses secos. A pluviometria média anual é de 746mm com 79% deste total concentrando-se em 04 meses (FMAM). A vegetação é do tipo Matas Serranas. A temperaturas média anual é de 24 a 25C.
CÓDIGO DO PROJETO: PADV MCI 17
O Polígono das Secas apresenta um regime pluviométrico marcado por extrema irregularidade de chuvas, no tempo e no espaço. Nesse cenário, a escassez de água constitui um forte entrave ao desenvolvimento socioeconômico e, até mesmo, à subsistência da população. A ocorrência cíclica das secas e seus efeitos catastróficos são por demais conhecidos e remontam aos primórdios da história do Brasil. Esse quadro de escassez poderia ser modificado em determinadas regiões, através de uma gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Entretanto, a carência de estudos de abrangência regional, fundamentais para a avaliação da ocorrência e da potencialidade desses recursos, reduz substancialmente as possibilidades de seu manejo,inviabilizando uma gestão eficiente. Além disso, as decisões sobre a implementação de ações de convivência com a seca exigem o conhecimento básico sobre a localização, caracterização e disponibilidade das fontes de água superficiais e subterrâneas. Paraum efetivo gerenciamento dos recursos hídricos, principalmente num contexto emergencial, como é o caso das secas, merece atenção a utilização das fontes de abastecimento de água subterrânea, pois esse recurso pode tornar-se significativo no suprimento hídrico da população e dos rebanhos.
Devido à primeira tentativa na cidade de Prata ter dado “Poço Seco” e a necessidade de uma segunda tentativa na cidade de Maturéia o Projeto ficou orçado em mais de 19 mil reais e foi financiado pela Junta Missionária de Pinheiros (JMP) que é o braço missionário da Igreja Presbiteriana de Pinheiros em São Paulo. A JMP é responsável pelo desenvolvimento das atividades de missões da Igreja.
Na Inauguração do Poço realizamos um Culto de Gratidão dirigido pelo pastor José Wilson da Primeira Igreja Batista de Maturéia. O pastor Jader Medeiros ministrou a palavra, realizou o momento infantil e celebrou a inauguração. Na Equipe, além de moradores locais, também estiveram presentes os seminaristas Wedson e Daniel.
Nossa Gratidão ao Senhor nosso Deus pelo resultado desta ação e a cada irmão, parceiro e mantenedor do Conexão ide e da Junta Missionária de Pinheiros e aos Irmãos da Igreja Presbiteriana de Pinheiros. Certamente cumprir-se-á em vossas vidas o cuidado e provisão do Senhor assim como Ele o fez ao povo e irmãos de Maturéia e à família PIB através do nobre gesto dos irmãos. “Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça.” 2 Coríntios 9.10
> CLICK AQUI E VEJA O VÍDEO DO MOMENTO INFANTIL
> CLICK AQUI E VEJA O ÁLBUM DE FOTO NO FACEBOOK
> CLICK AQUI E ACESSE A PRESTAÇÃO DE CONTAS EM PDF
Conheça e Apoie o trabalho missionário do nosso Ministério.
Acesse: https://conexaoide.com.br/doe ou faça uma doação através da Chave Pix: ministerio@conexaoide.com.br