O Músico e Seu Caráter
Por Paula T. Santos
1 Samuel 16:14-23 – Davi tange sua harpa perante Saul Antes de Davi passar por essa experiência, ele foi ungido por Samuel por ordem de Deus que disse: … Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei (1 Sm 16:1-13).
Quando Samuel chegou a casa de Jessé viu um de seus filhos e pelas suas características muito indicadas para um rei, Samuel pensou ser Eliabe a quem deveria ungir. Samuel olhou para sua aparência física. Mas, Deus o advertiu no versículo 7: “Não atentes para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração“.
Deus está preocupado com nossos sentimentos e nossos desejos porque A VIDA DE UM HOMEM IRÁ REFLETIR O SEU CORAÇÃO. Em Mateus 12:34 lemos: Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Por que a boca fala do que está cheio o coração.
Vejamos 10 pontos relevantes que determinarão a maneira como seremos vistos. Saibam que esses pontos não serão regras, mas serão condutores para uma vida que Deus espera de nós:
1 – Deus não está preocupado com nossa aparência. Ele não olha o que o homem olha. DEUS NOS JULGA POR NOSSA FÉ E NOSSO CARÁTER.
Davi não só tocava como criou vários instrumentos musicais, mas não procurava estar no meio das possibilidades humanas, não se valia de sua beleza nem deixava de trabalhar porque aguardava o “mais de Deus”.
– Davi não entendia que o seu trabalho era pequeno diante daquilo que Deus faria em sua vida;
– Deus viu Davi onde ninguém viu.
Quando o espírito mau se apoderou de Saul, um moço indicou um filho de Jessé. Ele falou de Davi. Irmãos, se Davi não tocasse bem, ele não seria indicado. Portanto, se você é um levita, busque fazer bem feito.
Davi tinha algumas características que precisamos adquirir:
– Tocar bem
– Ser animoso (ter ânimo, coragem)
– Valente
– Homem de guerra
– Sisudo em palavras (prudente)
– De gentil presença
O que na verdade quero destacar na vida de Davi é que antes dele ser um grande líder, ele foi um grande adorador. Davi pecou como qualquer outro ser humano, mas se tornou “homem segundo o coração de Deus” porque reconhecia seus erros e se arrependia.
Quando você foi indicado por seu pastor ou qualquer outra pessoa como alguém que tocando ou cantando, algo novo aconteceria na vida de um necessitado de cura ou de salvação? Davi representou alguém assim por causa de sua vida, por aquilo que Deus via em seu coração. Davi foi excepcional em sua habilidade musical e era uma referência em sua reputação.
Como as pessoas ou a igreja olha pra você quando não está tocando ou cantando? Como você é visto sem seu instrumento ou sem um microfone? Você tem sido referência de que? Quantos bons tocadores e cantores nós temos em nosso meio? Quanto talento! Porém…
2- DEUS NÃO QUER SUA MÚSICA, ELE QUER SUA ADORAÇÃO.
Pra isso você precisa se preocupar com sua vida, sua conduta e com seu caráter. Ele espera que você seja “exemplo dos fiéis… na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4:12). Então, quem é você sem sua ” harpa”?
Nós que estamos diante do povo de Deus, somos observados o tempo todo. Como disse o moço; “… tenho visto o filho de Jessé“.
3 – O QUE É DITO A NOSSO RESPEITO AFETA A ACEITAÇÃO DA NOSSA PESSOA E INTERFERE NO RESULTADO DO NOSSO TRABALHO.
Queridos, carisma é diferente de caráter! Muitas pessoas têm um carisma impressionante. Somos atraídos por elas e muitas vezes enganados pela maneira que se apresentam.
Davi era uma pessoa disposta e disponível. Atendia a tudo. Assim são muitos músicos, sendo que alguns deles não têm vida em Deus. Por saberem tocar bem e estarem sempre à disposição, os pastores lançam mão sem conhecerem seu caráter. Com isso, o louvor fica comprometido.
Esse tipo de músico sobe no altar, são marrentos, envolvem a igreja e quando descem recebem tapinhas nas costas e ouvem: “Você é demais!“; “Olha, fulano até que é legal, mas você…“; “Cara, a galera se amarrou nas firulas que você fez!“. Mas, é claro que essa disposição dura pouco. Porque o que vemos na maioria das igrejas, são músicos que tornando-se úteis para o trabalho, tornam-se também dificultadores do bom andamento dele.
Se os músicos não forem confrontados, a igreja se impressionará com seu carisma e sua performance, mas não teremos músicos íntegros e retos.
4 – PRECISAMOS DE LÍDERES QUE ENXERGUEM COM OS OLHOS DE DEUS, que tenha autoridade n’Ele e unção pra cuidar dessas vidas.
Depois de cada execução ou de cada ministração, esses músicos escutam os aplausos da platéia, manifestação do povo em adoração a Deus, mas que é recebida para exaltação do homem. Davi era fiel a Deus mesmo sem platéia. Davi adorava a Deus sem que ninguém o visse.
Como é sua vida diária de busca e entrega a Deus?
Estamos muitas vezes tão preocupados com o “serviço ao Senhor”, passamos horas na igreja preparando tudo e não O buscamos e nem entregamos a Ele nosso culto pessoal.
5 – O QUE VAI ACONTECER NO “PALCO” SERÁ O RESULTADO DAQUILO QUE SOU FORA DELE.
Muitas vezes olhamos o retorno positivo da igreja ao que estamos fazendo e tomamos aquilo pra nós. Deus é tão misericordioso que Ele não deixa de abençoar seus filhos, de salvar vidas porque aquele que está lá na frente não é digno do que faz. Ele pode não retirar você de imediato. Talvez ele deixe você durante anos fazendo o que faz e vivendo de maneira desagradável a Ele, mas, não se iluda, Ele vai agir.
Davi cresceu diante do povo de Israel, mas continuou fiel a Deus.
6 – PRECISAMOS TROCAR NOSSA VIDA DE RELIGIOSIDADE POR UMA VIDA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
Precisamos nos encher do Espírito de Deus pra que Ele mude nossos pensamentos, motivações e atitudes, pois assim teremos um coração purificado.
É urgente a necessidade de organizar tudo porque Aquele que deve ser adorado está sempre conosco. Não podemos pedir licença pra Ele enquanto vamos realizar coisas que O desagradam. Se Ele sair de você, quem vai dominar sua vida?
7 – SOMOS PRIVILEGIADOS PORQUE O REI DOS REIS HABITA EM NÓS. SOMOS SUA CASA, SUA HABITAÇÃO.
Falando sobre isso, me lembro do fato quando Jesus vai à casa de Marta por causa da morte de Lázaro. Naquele momento em que Jesus esteve ali diante delas, Marta, também uma adoradora, mulher desejosa de fazer o melhor pra Jesus, se perdeu nos afazeres. Marta não tinha a casa preparada para recebê-Lo e se atrapalhou, enquanto Maria se derramou na presença dEle.
Muitos têm perdido a oportunidade de viver uma vida de adoração porque suas vidas estão desorganizadas.
8 – PRECISAMOS LIMPAR TUDO “ANTES QUE ELE CHEGUE”.
Queridos, façam isso agora! Mas, não joguem a sujeira pra debaixo do tapete. Davi cometeu pecados que hoje diríamos que foram pecados absurdos. Se é que podemos falar assim. Porém, Davi confessava. Quer dizer, nada ficava escondido.
Então, procure “apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar…” . Isso está em 2 Timóteo 2:15. Deus levantou Davi porque ele foi “varão conforme o coração de Deus, que cumpriu toda a Sua vontade”.
9 – NÃO DEIXE QUE SEU SERVIÇO SE TRANSFORME EM ALGO QUE VISE O SEU PRÓPRIO INTERESSE.
Se for dessa maneira, as coisas serão realizadas do nosso jeito. Precisamos lembrar que o que somos, somos por Deus. Saul foi levantado por Deus e retirado por Ele. No início, Saul não procurou glória pessoal. Mas, sua autoconfiança aumentou e diminuiu sua confiança no Senhor. Ele desobedeceu porque não cumpriu a vontade de Deus e teve seu coração endurecido. Ele passou a fazer o que achava que deveria fazer.
10 – SE VOCÊ NÃO FOR O QUE DEUS ESPERA , ELE O RETIRARÁ DO LUGAR QUE VOCÊ PENSA QUE É SEU.
Se a obra de Deus não for feita da maneira dEle, que propósito haverá naquilo que está sendo realizado? Deus quer nos usar como instrumentos afinados em suas mãos!
O músico e seu caráter
Visão, uma direção …
Bem Aventurados
O perfume de Cristo
Publicado Originalmente em: http://www.fazchover.com.br