A Paraíba ensinou o Brasil a Fazer Protesto. O único incidente nem ocorreu durante o protesto mas antes dele quando um vândalo pichou o Lyceu Paraibano. Mas imediatamente os próprios estudantes pintaram e desfizeram o ato criminoso. Ao invés de spray de pimenta, nossos policiais distribuíram água mineral para os manifestantes. Esse é um dos comportamentos que se quer ver em cristãos ativos: Respeito ao patrimônio.
Ao final do protesto em João Pessoa, os manifestantes ocuparam as duas vias da avenida Epitácio Pessoa sentando no asfalto. Na praia de Tambaú, em João Pessoa, os manifestantes se dividiram em grandes grupos: evangélicos fizeram uma roda para um momento de oração; outro resolveu dar um grande abraço no Busto de Tamandaré, que marca o fim da avenida Epitácio Pessoa; outros cantam o hino nacional e muitos brincaram na areia da praia.
“A Igreja Brasileira tem acordado para a necessidade de se posicionar como cidadãos e pedir Justiça, uma grande e forte mensagem do Evangelho conforme Jesus. São coisas simples que estão deixando de ser feitas. Por exemplo: Nós gastamos cerca de 7 Mil Reais para perfurar um poço no sertão. Quantos poços você acha que dariam para perfurar com o dinheiro de apenas um estádio? Sem falar em hospitais e escolas que estão um caos completo” Afirmou o missionário Jader Medeiros, líder do Ministério Conexão ide.
Essa tem sido a posição de muitos líderes evangélicos como disse recentemente o pastor Ariovaldo Ramos, que contextualizou o clamor erguido pelos manifestantes: “O povo brasileiro está nas ruas. O povo não quer ficar à deriva do poder, quer direcionar o poder. O governo, como o fez a Presidenta, tem de admitir: o bem comum está sendo mal administrado. O Estado tem de se abrir para o controle social. Como? Isso tem de ser buscado. Uma forma deve haver. O povo está certo: quem tem de estabelecer as prioridades é a população. E mais, quem tem de ter controle sobre os gastos é a população, tudo tem de passar por controle social”, afirmou.
A Polícia Militar divulgou sua impressão sobre o evento: “A Polícia Militar está feliz pela consciência, colaboração e comportamento pacífico das cerca de 40 mil pessoas. Nas intervenções que tivemos, fomos aplaudidos, mas vale ressaltar que os aplausos e nossas continências vão para aqueles que percorreram 10 km clamando, democraticamente, por dias melhores, e estes, cidadão, com certeza estão por vir. A Polícia Militar da Paraíba estará, sempre, à disposição dos que querem promover a paz e o bem comum.” Frisou.
Quem também esteve presente foi a paraibana e Líder de Louvor do Ministério Mais que Palavras Ediomare Rodrinunes que recentemente lançou o Vídeo Ore pela Nação.
O protesto na capital paraibana, João Pessoa, durou cerca de cinco horas e meia e os manifestantes percorreram aproximadamente 8,2 quilômetros pelas ruas da cidade, saindo do Centro até a praia. A multidão iniciou a concentração em frente ao Lyceu Paraibano por volta das 14h, saindo de lá às 16h para circular o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena.
Em seguida uma parte do grupo seguiu para a Praça João Pessoa, conhecida como Praça dos Três Poderes, onde ficam localizados os prédios da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), do Tribunal de Justiça do Estado e o Palácio da Redenção, sede do Governo da Paraíba. Depois de passar pela Praça dos Três Poderes a manifestação seguiu para a avenida Epitácio Pessoa, uma das principais de João Pessoa, em direção ao Busto de Tamandaré, na orla marítima.
Até as 18h20 desta quinta-feira (20) a PM informou que não houve nenhuma ocorrência de maior gravidade.
Uma loja nas proximidades do Tribunal de Justiça do Estado, no Centro, teve os vidros quebrados, pessoas também foram detidas. Ainda de acordo com o General Francisco, além da quebra da vidraça da loja, foram registradas algumas pichações, mas as pessoas foram identificadas e fotografadas, as imagens serão entregues à Polícia Civil para investigação.
Entre as muitas revindicações podemos destacar:
. Não a PEC 37;
. Saída de Renan Calheiros do Congresso Nacional;
. Investigação sobre as obras da copa;
. Fim do Foro Privilegiado;
. Redução dos salários dos Deputados e Senadores;
. Aumento de Salário para Professores e Policiais.