Centenas de pessoas que sofriam com a seca no sertão nordestino conheceram o amor de Deus após terem suas vidas transformadas por um projeto social desenvolvido pelo ministério interdenominacional Conexão Ide, que atua em estados do Nordeste, com foco evangelístico e social. Trata-se do Água da Vida, que hoje mantém 33 poços artesianos perfurados em Pernambuco, Paraíba e Ceará, fornecendo água potável de forma gratuita a 33 comunidades, beneficiando cerca de 50 famílias em cada uma delas.
Segundo o fundador do Ministério, Jader Medeiros, que também é pastor-presidente da Igreja Batista do Amparo, o objetivo do Conexão Ide é alcançar os povoados e vilarejos menos evangelizados da região nordestina. Além do Projeto Água da Vida, que busca levar água potável a comunidades rurais isoladas, onde o acesso ao recurso hídrico é difícil ou escasso, há outros. Entre eles, estão o Pão da Vida, que fornece assistência com mantimentos a famílias carentes, e o Ministério de Louvor, que oferece suporte à igreja no louvor bíblico e ao mesmo tempo promove o trabalho missionário.
“Muitas vezes, a gente chega nesses povoados e percebe que as pessoas estão pegando águas fétidas, com coliformes fecais, ou recebem de caminhão pipa de origem duvidosa. Então o projeto consiste em fazer um levantamento de quantas famílias vão ser assistidas, encontrar o local, depois agendar com a empresa parceira, fazer a perfuração e a instalação, depois um culto de inauguração. A gente coloca uma caixa d’água comunitária para aquela comunidade pegar água gratuitamente”, explicou Medeiros.
O pastor detalhou que a família que reside onde o poço foi perfurado tem o direito de encanar a água para a sua casa e, caso a vazão do poço seja alta, o benefício é estendido a outras famílias. Caso contrário, as demais pessoas precisam se deslocar até a caixa d’água para usufruir do recurso hídrico.
Medeiros informou que, até o momento, foram mais de 100 poços perfurados, mas foi encontrada água em apenas 33 deles. “A perfuração não é uma garantia de que vai ter água. O resultado do poço seco é muito comum, infelizmente. Quanto mais a seca é prolongada, maior é a chance de dar um poço seco, que é quando se perfura o solo e não há água”, destacou.
Ao falar sobre a função da Igreja, o pastor Jader Medeiros ressaltou que a instituição desempenha um papel de ajuda aos necessitados tão relevante quanto o de evangelizar. Para ilustrar a ação social da Igreja, ele utilizou a metáfora do pássaro.
“Se perguntarem qual de suas asas é a mais importante, a esquerda ou a direita, dificilmente ele vai responder uma ou outra, pois as duas são importantes para alçar um voo. A ação social é a obra da igreja e a fé no Senhor Jesus Cristo é a questão salvadora. Você não é salvo porque faz boas obras, mas você faz boas obras porque é salvo”, enfatizou.
O reverendo mencionou que Paulo, em Efésios 2:8, deixa claro que a salvação é pela graça. No entanto, logo no versículo 10 do mesmo capítulo, a Palavra afirma: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”.
“Todo mundo pode ser participante do milagre da transformação social. Nós não acreditamos no Evangelho meramente social, porque a ação social qualquer um pode fazer. Mas nós entendemos que a Igreja pode entregar isso de uma forma completa. Alcançar o corpo, o espírito da pessoa, trazer a água da vida, que é Jesus Cristo, para o coração das pessoas. E também a água para a vida”, declarou.
Para Medeiros, os poços, além de cumprir uma função social, têm servido para a pregação do Evangelho, na medida em que a comunidade atendida percebe que a Igreja foi um braço de Cristo para gerar transformação naquele lugar.
Na visão do pastor, muitas igrejas têm feito boas obras na área social, como as presbiterianas, as batistas e as assembleias de Deus, dando assistência em locais onde o Estado se mostra ausente. “A gente vê muitas pessoas envolvidas na obra social, mas, claro, sempre dá para fazer mais, e melhor, até que Ele venha”.
Parceiros
Jader Medeiros disse que qualquer pessoa pode se tornar um parceiro e fazer doações de qualquer quantia em dinheiro por meio do site www.conexaoide.com.br. Atualmente, o projeto Água da Vida possui três parceiros fixos: a comunidade Cristã Zoe, em João Pessoa, na Paraíba; a Family Church, em Nova Iorque; e Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo. Recentemente, também se associou como parceira do projeto uma igreja presbiteriana situada na Flórida, nos Estados Unidos.
De acordo com o reverendo, o custo para perfuração de cada poço varia entre R$ 15 mil e R$ 16 mil, mas pode subir ainda mais se o lençol freático for mais profundo.